TikTok é a nova febre dos jovens
- Luisa Gevaerd

- Dec 5, 2020
- 5 min read
Updated: Dec 17, 2020
Em 2020, a popularidade do TikTok, que crescia lentamente, foi alavancada pela quarentena. Com o sucesso do aplicativo, nasceram novos influenciadores digitais. Quem domina a plataforma são os Gen Z - pessoas nascidas entre 1995 e 2010. De acordo com a empresa ComScore, jovens entre 16 e 24 anos fazem parte de 60% dos seus consumidores. Maeve Sullivan, TikToker de 21 anos, conquistou mais de 140 mil seguidores com seus vídeos sobre maquiagens e roupas. "Eu baixei o Tiktok há um tempo, mas não mexia. Recentemente, passei a ser ative e em março comecei a fazer vídeos. Acho que teve a ver com o tédio da quarentena. Senti motivação para criar e usar o aplicativo para divulgar meu trabalho."
Desde o final de 2019, é possível notar o crescimento do aplicativo de vídeos chinês TikTok. Segundo dados da Sensor Tower, o app chinês foi o segundo mais baixado no último trimestre de 2019, com 220 milhões de downloads, atrás apenas do WhatsApp. Já em março de 2020, o aplicativo teve 115.2 milhões de downloads, sendo o aplicativo mais baixado no mês. Já em abril, ficou em 2º lugar com 107 milhões, perdendo para o Zoom. Hoje, o aplicativo já passa de dois bilhões de downloads no mundo todo.
No Brasil, os perfis mais populares são de pessoas que já contavam com muitos seguidores em outros aplicativos, como a atriz e apresentadora, Maisa Silva (18) e o youtuber Whindersson Nunes (25), que estão no top 3 dos brasileiros mais seguidos. Ainda assim, alguns "novatos" ganharam espaço.
Mario Jr
Mario Jr, de 20 anos, estourou com os seus vídeos em estilo "pov" , que tem o objetivo de inserir o espectador como um dos personagens em cena. Mario têm 4M de seguidores e 56.8M de likes.
Pequenalo
Lorrane Silva (24), conquistou 3M de seguidores e 67.3M de curtidas com seus vídeos de humor sobre o cotidiano.
Laura Seraphim
Laura (21) ganhou popularidade entre os jovens com suas personagens exageradas. Ela alcançou 2.5M de seguidores e 48.9M de curtidas.
Já nos EUA, o cenário é diversificado. A maioria dos perfis de notoriedade é de pessoas que até um ano e meio atrás eram desconhecidas. Os TikTokers americanos rotulam seus interesses e comunidades dentro do aplicativo, chamando-os de “lados”. Essa divisão é demarcada por seus criadores, hashtags, sons, memes e desafios. Construindo, assim, comunidades e subculturas baseadas em determinados interesses ou tipos específicos de conteúdo, como o TikTok Hétero e o TikTok Alternativo. Esses são alguns dos nichos e subnichos:
Tik Tok Hétero
O Straight TikTok é o lado com o maior número de criadores populares.O conteúdo consiste em vídeos de dança e "trends" convencionais, como o Wipe it Down Challenge.
Charli D'Amelio, a dançarina de 16 anos que já conquistou mais de 100 milhões de seguidores, é a pessoa mais seguida no aplicativo e com a maior soma de curtidas - 8.1 bilhões. Recentemente, D'Amelio fechou uma parceria com a franquia de fast food Dunkin Donuts e vendeu centenas de milhares de sua bebida especial, nomeada em sua homenagem.
Addison Rae de 19 anos é a segunda colocada com 70.8M. Além de sua parceria com a loja de roupas American Eagle e sua marca de maquiagens, ela é a nova amiga da socialite Kourtney Kardashian.
As duas fazem parte da Hype House, mansão onde 21 criadores do TikTok moram em Los Angeles. Conhecidos pelas infinitas polêmicas que se envolvem - comentários racistas, festas durante a pandemia, envolvimento com menores -, são o principal alvo de piadas do lado rival: o TikTok Alternativo. Uma das grandes questões sobre esse lado do TikTok é que pelas suas atitudes polêmicas, são associados ao lado republicano americano. Para Beatriz Meirelles (15), fã do grupo, isso não importa. "Eles são pessoas muito alegres e, no fim do dia, só querem ajudar a espalhar essa alegria. Eu amo as danças que eles fazem, então mesmo assumindo que estão errados, eu não vou deixar de gostar deles."
Alt Tik Tok (Tik Tok Alternativo)
Alt TikTok, também conhecido como Elite TikTok, é caracterizado por conteúdos mais engraçados e conceituais, baseado no humor auto-depreciativo - característico dos "Gen Z". O Alt TikTok tem como sua maior referência o Vine, uma plataforma de compartilhamento de vídeo agora obsoleta, porém famosa entre 2012 e 2016. Além de ter gerado alguns dos maiores memes da década, também divulgou um grande número dos influencers mais relevantes hoje em dia - Logan Paul, Jake Paul, David Dobrik, Liza Koshy.
"Eu posso até ser feia, mas pelo menos minha timeline do TikTok não é assim"
Makeup Tiktok (maquiagem)
Abriga tanto a estética do TikTok hétero, quanto a do TiktTok alternativo. Maeve Sullivan conta que quando começou a postar conteúdo para matar o tédio da quarentena, acabou encontrando também um espaço para se expressar. "Eu experimento maquiagem há 2-3 anos, mas faço arte a vida toda. Como individuo não-binário, eu sinto paixão por me expressar artisticamente. Acho que é um dos grandes super-poderes de pessoas trans. Vejo minhas maquiagens como uma das grandes formas de me apresentar ao mundo".
Witch Tik Tok (Exotérico)
Lado onde as pessoas compartilham seus conhecimentos sobre bruxaria, feitiços e astrologia. Mylena Alves (20), diz que esse é o nicho favorito dela no TikTok. "Sempre gostei de assuntos mais sombrios, então encontrei minha tribo nessa parte do app. A única coisa que eu não gosto são as tiragens de tarot. Eu leio o jogo, então sei que tirar uma carta para sabe lá quantas pessoas é muito superficial e mentiroso. Mesmo assim, tem vídeos com centenas de milhares de likes, ou seja, uma boa galera sendo enganada. Mas, curto muito comentar nos perfis de astrologia e até penso em fazer uns vídeos um dia". A conta que mais inspira Mylena é uma das principais do nicho, @sand.witchh, que tem mais 100 mil seguidores.
"Eu quando meu namorado me contou que atravessou um espelho durante uma projeção astral"
CottageCore (vida no campo)
Romantiza a estética vintage campestre. O espaço é utilizado para trazer representatividade, já que a maioria dos filmes de época só mostram pessoas brancas e héteros. Para mudar isso, Elizabeth Chung (22) faz vídeos temáticos de época com sua namorada.
Political Tik Tok (Político)
TikTok político é um dos lados mais importantes do app. Teve um papel fundamental nas eleições presidenciais dos EUA. Desde o incentivo do exercício ao voto das pessoas mais novas até o boicote do comício de Donald Trump em maio. Além disso, foi essencial durante as manifestações do Movimento Vidas Negras Importam, divulgando locais de protesto e vídeos de brutalidade policial. A tiktoker Jacqueline Jueny de 23 anos é uma das principais vozes contra o racismo e o machismo na plataforma. Ela têm 2.4M de seguidores e 108.3M curtidas.









Comments